ONLINE
2




Partilhe esta Página



Total de visitas: 1214739
Acerto no CAGED
Acerto no CAGED

 

Como gerar arquivo "ACERTO" no CAGED - Passo a Passo

 
Vinha recebendo vários e-mails me perguntando como fazer o "acerto" do CAGED e por coincidência me deparei com a seguinte situação e fiquei confuso: 

Um funcionário havia sido dispensado e sua rescisão já estava finalizada, as movimentações foram realizadas na SEFIP/GFIP, FGTS e por fim a declaração do CAGED. Acontece que o Empregador resolveu, após acordo com o empregado mantê-lo na empresa. Eis a dúvida o que e como fazer com o CAGED, uma vez que u funcionário já havia sido movimentado no mês de comp. 11/2011 como dispensado.

O CAGED funciona mais ou menos como o SEFIP, a opção "ACERTO" dá-lhe a oportunidade de reparar os erros cometidos em declarações entregues, a diferença é que ele vai ser sempre processado em uma competência seguinte. Então uma vez que seja entregue o arquivo "ACERTO", a declaração gerada e entregue anteriormente dará lugar a este novo arquivo entregue. Para facilitar montei um passo - a - passo de como fazer , segue abaixo:

1° Acesse o Programa do CAGED


2° Uma vez aberto o programa, clique em ( Declaração - Nova ) para que possamos criar o arquivo:

 
3° Uma aba se abrirá e nela devemos selecionar o mês de competência que o primeiro arquivo foi gerado e transmitido, feito isso basta clicar em salvar:


4° Uma tela de cadastro se abrirá, é nela que vamos cadastrar os dados da Declaração, do Autorizado, do Estabelecimento, das Movimentações e do "ACERTO". No primeiro vamos cadastrar a competência da Declaração o Ano e o valor do Salário Mínimo:


5° Agora vamos cadastrar o estabelecimento autorizado a "enviar" a declaração, pode ser a própria empresa, ou se é empresário da área contábil utilize os dados do seu escritório cadastrando-o como responsável pela entrega:


6° O passo seguinte é cadastrar o estabelecimento em que houve a movimentação do funcionário, preencha todos os campos solicitados e clique em salvar. Feito isso clique na aba "Listar Estabelecimentos" e confira se ele foi salvo e se esta constando na lista.


7° Neste processo vamos pular a aba da lateral esquerda "MOVIMENTAÇÕES" e vamos direto para a aba "ACERTO". Clique na Lupa que aparece na parte superior da tela e selecione o estabelecimento cadastrado no passo anterior. Feito isso é hora de cadastrar o acerto, na situação que eu coloquei no começo do artigo este arquivo tem que ir zerado, para que o "CAGED" entenda que não houve movimentação no período. 



Se por ventura você estiver fazendo o CAGED "ACERTO" porque algum dado foi enviado incorretamente, ou até mesmo a data de demissão, o arquivo tem que ser preenchido totalmente. Ele só irá em branco caso não haja nenhuma movimentação na competência. Então preencha todos os dados do funcionário "corretamente" na aba "Cadastrar acertos".


8º Ainda na aba "ACERTO", clique em Listar acertos e veja se os funcionários cadastrados estão lá:


9º Clique em "RESUMO" e confira se a quantidade de funcionários informada no inicio do mês e no final dele é realmente de fato a que consta no relatório, se tiver OK, clique em "imprimir" e depois no "DISKET" verde que aparece no final da página para salvar a declaração.




10º Uma vez salva a declaração, você pode clicar em (Declaração - Analisar ) para ver se a declaração que  foi salva está certa. Feito isso Clique em Transmitir, na seguinte opção:


11º A seguinte tela irá se abrir:


Se já tiver analisado o arquivo no próprio programa do CAGED clique apenas em "Transmitir Arquivo" se preferir pode também fazer a analise.

12° Clique em "Procurar" conforme imagem abaixo e selecione o arquivo que foi salvo:


Após anexar o arquivo clique em salvar.

13° A seguinte tela irá se abrir:


Aconselho que seja feita a impressão desta tela também. Clique em "EMITIR RECIBO", um arquivo em .pdf irá se abrir:


Confira os dados se estão corretos, e também os dados do "ACERTO":


Perceba que na parte superior esquerda o arquivo consta como competência 12/2011, mas na frente dos dados dos trabalhadores está constando compt. 11/2011, visto o arquivo em "ACERTO".

Imprima/Salve o comprovante e pronto.

Abraços e até mais